ADALBERTO KLÜSER


FUTEBOL LAGEANO

A OLINKRAFT DE IGARAS

Na década de 60, quando a Federação Catarinense de Futebol ampliou o número de participantes do Campeonato Estadual, muitos clubes tiveram alguns momentos de destaque.

 

Um deles é a Sociedade Esportiva e Recreativa Olinkraft, da localidade de Igaras, distrito de Otacílio Costa (emancipou-se em 1982), em Lages. Era o time da Olinkraft Celulose e Papel Ltda (atual Klabin), maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, na época com 450 funcionários (hoje tem 1400).

 

A força econômica da empresa facilitou na contratação de bons jogadores . Lomeyer, do Guarani de Florianópolis, e  Cleuson, com passagem pelo Caxias de Joinville estavam entre os destaques do time.  Os atletas eram contratados como funcionários da empresa e liberados para treinos, jogos e viagens.

 

Eles ajudaram a Olinkraft na conquista do título da Liga Serrana de Desportos em 1963. E não foi um triunfo fácil, pois os principais rivais eram os tradicionais Guarany, do Batalhão Ferroviário do Exército, e o Internacional de Lages, que viria a ser campeão catarinense em 1965.

 

Os jogos em casa eram no campo da Olinkraft, no bairro Igaras. As cores do escudo e uniforme eram vermelha, verde e branca.

Em pe: Índio, Remi, Baixinho, Cleuson, Leoquídio e Luiz Henrique

Agachados: Jonil, Lohmeyer, Ferrugem, Valeri e Tavico

 

Lohmeyer, artilheiro do Olinkraft

 

HISTÓRICO DA OLINKRAFT – A empresa iniciou as atividades em 1958 em Otacílio Costa com o nome de Olinkraft Celulose e Papel Ltda. Em 1982 mudou a denominação para Manville Produtos Florestais e em 1992 para Igaras Papéis e Embalagens. Em 2000 a empresa foi adquirida pela Klabin Argentina S.A., com o objetivo de ampliar sua atuação no mercado internacional.

 

Olinkraft com as faixa de campeão da Liga Serrana de Desportos de1963

 

CAMPEONATO CATARINENSE

 

Empolgado com a conquista regional, e com direito adquirido em campo, a Olinkraft aventurou-se a participar do estadual.

 

A equipe tricolor integrou a Zona 3 do Campeonato Catarinense de 1963. A chave reunia Botafogo e Santa Cruz, de Canoinhas; Operário e Pery, de Mafra; Tamandaré e Juventus, de Porto União; Guarany, Internacional e Olinkraft, de Lages.

 

Era um grupo difícil não pela força dos adversários, mas pela distância entre as cidades. O péssimo sistema rodoviário transformava as viagens em verdadeiras aventuras.

 

As viagens eram feitas em ônibus especial locado pela empresa. Um luxo que poucos times do interior tinham na época. Muitas delegações que disputavam o estadual viajavam em kombis, carrocerias de caminhões ou caravana de automóveis.

 

A estréia foi no dia 15 de março de 1964 contra o Operário de Mafra. A campanha foi muito boa e terminou a primeira fase em segundo lugar, atrás apenas do rival Internacional.

 

Mesmo conseguindo a classificação, a Olinkraft desistiu de continuar na competição. Entre os motivos da saída estava o alto custo das despesas com as viagens. Pediu licença na Federação e não mais voltou ao cenário do futebol catarinense.

São poucos os registros em jornais e documentos dos feitos da equipe, mas relacionamos abaixo alguns jogos pelo Campeonato Catarinense:

15/3 – Olinkraft 1 x 0 Operário

22/3 – Juventus 0 x 2 Olinkraft

29/3 – Olinkraft 1 x 0 Internacional

5/4 – Botafogo 3 x 1 Olinkraft

12/4 – Olinkraft 4 x 0 Tamandaré

19/4 – Guarany 3 x 0 Olinkraft

3/5 – Olinkraft 6 x 1 Santa Cruz

17/7 – Olinkraft 2 x 1 Guarany

2/8 – Santa Cruz 1 x 0 Olinkraft

9/8 – Olinkraft 2 x 0 Pery

16/8 – Internacional 2 x 1 Olinkraft

23/8 – Olinkraft 3 x 2 Botafogo

Classificados:

 Internacional – 27 PG

Olinkraft – 23 PG

Santa Cruz 20 PG

Pery 18 PG

Guarany  18 PG

 

Fotos: acervo José Silva Lohmeyer, Adalberto Klüser e Foto São José

Fontes: site da Klabin, Janete Boro Bisato (dissertação Ufsc/1996),Evaldo Pauli (IHG/Ufsc)

Escudo redesenhado por Priscila Klüser



 Escrito por Adalberto Jorge Klüser às 20h34 [] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 


 
 




TV Placar
Blog História do Futebol
Soccerlogos
Avaí FC
Figueirense FC
Amigos do BEC
Futebol Nacional
Um Time por Dia
 
 

Dê uma nota para meu blog