ADALBERTO KLÜSER


TIJUCAS NO FUTEBOL

PRIMEIRO JOGO NOTURNO EM SANTA CATARINA

 

Inauguração do estádio do Brasil na rua Lauro Santana em 1930

 

Estádio do Lopes Vieira em 1930

 

O primeiro jogo de futebol com luz artificial em Santa Catarina ocorreu no dia 22 de julho de 1934 em Tijucas, cidade distante cerca de 50 quilômetros de Florianópolis.

O Sport Club Tijucas recebeu a visita do Clube Náutico Marcílio Dias, de Itajaí.

Um festival esportivo, iniciado às 14 horas, reuniu equipes da cidade e região. Uma comissão de colaboradores instalou barracas com bebidas, doces, churrascos e até um tablado para dança ao ar livre.

A partida de honra começou às 21 horas. O clima era animado e o público superava a marca de mil pessoas, uma multidão para a pequena comunidade de Tijucas.  Até um peru foi arrematado em leilão.

As duas equipes entraram em campo sob aplausos do público. A iluminação não era nenhuma maravilha e os goleiros quase não conseguiam ver a trave adversária. Em dez minutos de jogo o Sport Club Tijucas faz 2 a 0, gols de Antenor e Sebastião.

Depois disso, a equipe perdeu-se em campo. Muitos jogadores tijuquenses haviam consumido muita bebida alcoólica durante a tarde e estavam embriagados.  O Marcílio Dias percebendo isso partiu pra cima e conseguiu virar o placar para 6 a 2.

O Tijucas atuou com Lauro, Pedro, Lídio, Nerval, Neves (Borgia), Joca Rosa, Flores, Zequinha, Sebastião, Joquinha e Antenor. O nome do árbitro e a escalação do time vencedor não foi registrada.

                Este foi um dos mais memoráveis momentos do futebol tijuquense. A cidade já teve muitas equipes e a proximidade com Florianópolis, Itajaí, Brusque e Blumenau, facilitou o intercâmbio entre as equipes.

 

CLUBES DE TIJUCAS

  

                Os primeiros clubes surgiram entre 1914 e 1919: Guarani FBC, Benjamim Galloti FBC, Tijuquense e Brasil Esporte Clube. Este último foi o primeiro time da cidade a disputar o campeonato catarinense em 1928. Mais tarde, SC Tijucas, Lopes Vieira e Tiradentes também ganharam destaque na história do futebol de Tijucas.

                A cidade também tem tradição no futebol amador. Equipes como Renascença, Joaia,  XV de Novembro, Praça, Areias, Santa Helena, 5 Estrelas e Guarani de Morretes, mantêm a tradição do bom futebol no município.

               

Agradecimentos: Jorge Fidêncio da Costa, Antônio da Costa e Leda Regina de Souza.

 



 Escrito por Adalberto Jorge Klüser às 22h13 [] [envie esta mensagem] []




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 


 
 




TV Placar
Blog História do Futebol
Soccerlogos
Avaí FC
Figueirense FC
Amigos do BEC
Futebol Nacional
Um Time por Dia
 
 

Dê uma nota para meu blog